Seguidores

Translate tradutor

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Projeto Professor Aprendiz – CREDE 18

 No dia 08 de outubro, aconteceu o IV encontro do Projeto professor Aprendiz na formação das TIc's (Tecnologia da Informação e Comunicação) pela CREDE 18.

                         


O encontro aconteceu em dois momentos:

O primeiro foi na Euroville localizada no Sítio Araporanga, município de Santana do Cariri.
                             

Essa vila foi criada pelo Sr. José Pereira e mais 3 irmãos, que se inspiraram na arquitetura de alguns países europeus, entre elas, a italiana, inglesa, francesa, espanhola, grega, portuguesa, e duas réplicas de monumentos europeus, uma réplica torre Eiffel e outra de um moinho holandês. 


 E para completar a paisagem européia no meio do caatinga nordestina na vila e cultivado um belo jardim copiado de um palácio russo.




Foi uma bela aula de campo bem diferente e produtiva, com o objetivo da prática da fotografia.


  No segundo momento, visitamos a Fundação Casa Grande em Nova Olinda - CE, que é uma organização não governamental.


 Podemos  conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela comunidade, como a rádio comunitária com uma programação bem diversificada realizada pelas crianças, tendo ainda Tv e Teatro, onde existem projetos de divulgação da cultura e talentos locais oferecendo oportunidades as crianças desse local. E ainda um Gibiteca que são livros em quadrinhos, Dvdteca, Discoteca, Biblioteca, um excelente restaurante, loja e pousada.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nosso primeiro e-book.

<div data-configid="9462375/5049561" style="width: 525px; height: 371px;" class="issuuembed"></div><script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>

terça-feira, 27 de agosto de 2013

formação da Tecnologia da Informação da Escola Carlota Távora



 Hoje na nossa escola aconteceu o inicio da formação, Tecnologia da Informação e Comunicação com a professora Lucélia Muniz de Nova Olinda.

O que é o Projeto?
O Projeto Professor Aprendiz é uma das ações que contribuem diretamente para o Programa Aprender pra Valer que envolve os professores no fortalecimento da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com sua atuação na produção de material didático-pedagógico, na formação e treinamento de outros professores e na publicação de suas experiências e reflexões.

Objetivo Geral
Desenvolver e reforçar as práticas de protagonismo docente, segundo os critérios da autonomia intelectual individual e da produção de uma identidade profissional coletiva.

Objetivos Específicos
Possibilitar a autoria docente de instrumentos de ensino e avaliação discente;
Incentivar as condições de socialização das experiências, reflexões e conclusões teórico-científicas dos professores da rede junto a seus pares e à sociedade;
Elaborar e construir vias de formação docente tendo como formadores os professores da rede.

Estratégias de Execução
Suporte à produção de materiais didáticos e de itens de avaliação;
Divulgação das experiências docentes sistematizadas pelos próprios professores;
Suporte à realização de processos formativos pelos próprios professores da rede.

Agentes do Projeto
Equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem-CODEA/ Aperfeiçoamento Pedagógico;
Técnicos e Professores Multiplicadores das CREDES e SEFOR;
Professores Formadores.

Público Atendido
Todos os professores da rede estadual envolvidos em processos de formação continuada;
400 professores da rede estadual, efetivos ou temporários, com bolsas de extensão tecnológicas.

Investimentos
Financiamento de publicações com as experiências docentes;
Fornecimento de bolsas de extensão tecnológica;

Contratação de serviços de logística para a execução das formações.

terça-feira, 28 de maio de 2013

ASSEMBLEIA DO DIA 09 DE MAIO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DONA CARLOTA TÁVORA




A Escola deu seu pontapé inicial para a realização do processo de eleições diretas para Diretor, objetivando no momento, explicar para a Comunidade Escolar como funcionará todo o pleito. 

Comunidade Escolar
 



Pais, Mães e alunos foram convidados a participar. Os professores e funcionários foram convocados pelo Conselho Escolar e o Núcleo Gestor da Escola.

O coordenador Francisco Umberto Cavalcante fez a abertura da assembleia, dando enfoque ao processo de gestão democrática na escola pública, onde a Escola Carlota se destaca pelos méritos de sua Diretora Daisyanne Alencar de Sousa Ribeiro e todos que compõem a Gestão, como Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, PCAs, Professores, PDTs e funcionários.

Coordenador Escolar Umberto
 

Apresentados, para a comunidade escolar, o Conselho, o Grêmio e a Comissão Escolar; foi cedida a palavra a Diretora Daisyanne Alencar de Sousa Ribeiro, a qual fez menção às etapas necessárias aos proponentes ao cargo de Diretor. Em seguida a presidente do Conselho Escolar Antonia Lucilene Vieira e a do Grêmio Estudantil Jéssica Neres Ferreira, fizeram uso da palavra, quando referiram-se às suas funções junto ao setor que representam e a importância do conselho e do grêmio na Gestão Democrática.
 


 Diretora Daisyanne
Conselho Escolar
 

 
                                                   Grêmio Estudantil
O presidente da Comissão Escolar Prof. Francisco Jailton da Silva, ao fazer uso da palavra esclareceu sobre a responsabilidade e a seriedade dos membros da comissão ao assumirem a tarefa de coordenar todo o processo Eleitoral na Escola Carlota, comprometendo-se em seguir os preceitos legais e agir com transparência durante todo o pleito.

Professor Jailton


 
 Comissão Escolar

 A palavra ficou facultada a comunidade escolar, onde todos que fizeram uso, só tinham elogios a fazer e ressaltar a dinamicidade, carinho e dedicação a todos que fazem a Gestão Pedagógica da escola Carlota, principalmente o carisma e seriedade da diretora Daisyanne Alencar de Sousa Ribeiro frente a administração da Unidade Educacional que dirige.
 

 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Convite


Convite

A eleição de Diretor Escolar é uma conquista da comunidade em prol da implantação do processo democrático na escola. Com essa visão, convidamos os Senhores Pais, mães ou Responsáveis pelos nossos alunos, a participar de uma reunião no dia 09 de maio, às 08H:00, quando serão tratados de assuntos sobre o pleito e apresentados os membros da Comissão Escolar.





Certos do pronto atendimento ao nosso convite, agradecemos desde já a participação da família nas decisões da Escola Carlota Távora.





Conselho Escolar e Núcleo Gestor

CONVOCAÇÃO


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E
MEDIO DONA CARLOTA TÁVORA


CONVOCAÇÃO


Senhores Professores e Funcionários:


O conselho Escolar e Núcleo Gestor da EEFM Dona Carlota Távora no âmbito de suas atribuições, convoca a comparecer a assembleia a realizar-se a realiza-se no dia 09 de maio ás 08h:00, quando será apresentada a Comissão Escolar que coordenará todo o processo de Eleição da Direção da Escola e tratar de assuntos referente ao pelito.


Araripe, 07 de maio de 2013




             Antonia Lucilene Vieira             Daisyanne Alencar de S. Ribeiro
             Presidente do Conselho                        Escolar Diretora

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Projeto Eu leio, eu escrevo.







 Os eixos organizadores das atividades de lingua portuguesa no Ensino Médio, sugerem várias atividades ligadas à prática de linguagem.
Essas atividades, que são: produção da escrita e leitura, geradas em diferentes situações, surgem  como incentivo para criação do Projeto.
O Centro de Multimeios, utilizando dessas informações procura estimular o aluno pelo gosto da leitura e o prazer de produzir textos.
Partindo desse principio, idealizamos o Projeto: Eu leio, Eu escrevo, no qual o aluno se utilizará do acervo da Biblioteca para ler o livro, e o que achou do mesmo.
Essas resenhas, ou sinteses, serão entregues ao professor regente da biblioteca e corrigidas pelo professor de língua portuguesa.
Ao longo do ano, os trabalhos serão selecionados e as melhores produções textuais  serão editadas em um portfólio.
O primeiro trabalho selecionado foi da aluna Viviane Claudio do 3º A, e como forma de  incentivo para melhores criações, conseguimos presenteá-la com um Kit escolar, composto por um livro de Machado de Assis , uma agenda e canetas, patrocinados pela papelaria Dois Irmãos, dos amigos e colaboradores da escola, o casal Cleidiano e Leodegária.
O texto foi corrigido pelo Professor Jailton, a divulgação do Projeto conta com o apoio do Professor Rafael Martins e o Coordenador Luciano.
Parabens à todos.
Lúcia Batista. 


Síntese – Kafka e a marca do corvo

Um romance biográfico sobre a vida e o tempo de Franz Kafka. (Janette Rozsas)

            Franz Kafka carregava a marca do corvo. Era alvo de um pai opressor e foi vitima de uma doença que já foi considerada peste (Tuberculose) e que culminou com  sua morte aos 40 anos. Ele vivia em Praga (Republica Checa).
            Desde pequeno Franz era envergonhado, tímido, gentil, e bom, mas os livros que escrevia eram cruéis e dolorosos. Ele enxergava um mundo cheios de demônios que guerreavam indefesos onde  seres humanos o perturbava. Tinha uma visão muito sábia para viver, porém era muito fraco para lutar diante da vida. Compreendia seus semelhantes de um modo que só é possível para aqueles que vivem sozinhos, onde a percepção é sutilmente afinada, que chega ao ponto de ler integralmente uma pessoa através de um olhar sobre ela.
            Enfim... a partir da biografia romanceada de Franz Kafka escrita pela autora Janette Rozsas podemos entender o porquê da sua linguagem protocolar, dos romances claustrofóbicos, dos contos fantásticos e das cartas e diários angustiados que eram tão comuns nas suas obras.


Viviane Cláudio – 3º Ano “A”  
 

            

sexta-feira, 8 de março de 2013

Carlota na Rede: "VIVE MAIS, QUEM REZA MAIS"

08 de Março, dia internacional da mulher ...

Algumas frases ditas por mulheres famosas, não somente por sua beleza exterior, mas o que elas significaram no tempo.
"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantado flores". Cora Coralina".

"Tua força interior e tuas condições não tem idade". Madre Teresa de Calcutá

"Quanto mais me despedaço, mas fico inteira e serena". Cecília Meireles

UM OTIMO DIA PARA TODOS NÓS, HOMENS E MULHERES QUE NÃO FOGEM DA LUTA E QUE ACREDITA NO AMOR.


Lúcia Batista

CENTRO DE MULTIMEIOS

terça-feira, 5 de março de 2013

"VIVE MAIS, QUEM REZA MAIS"

...“VIVE MAIS, QUEM REZA MAIS.”
Rafael Martins

Estudos comprovam que pessoas que rezam, oram, meditam, tem uma qualidade de vida melhor.
Para o escritor Jostein Gaarder¹, a oração é um meio utilizado pelos cristãos para ter um contato espiritual com Deus.
Segundo os evangelhos, Jesus orou muitas vezes, sobretudo em eventos importantes. A oração sempre foi uma pedra fundamental na história das religiões.
...O pai-nosso é um bom exemplo da amplitude dos desejos, desde o palpável “o pão-nosso de cada dia”, até “livrai-nos do mal “.²
“Rubem Alves, em seu poema Pai-Nosso, Mãe-Nossa, chega a me tocar espiritualmente, quando escreve”...” e livrai-nos daqueles que carregam a morte dentro dos próprios olhos”.
A morte que nos atinge não só o corpo físico, mas principalmente o espírito, onde a inveja. o desprezo, a banalização do ser humano se torna cada  vez mais presente em nossa vida.
Esse espaço é seu.Escreva o que você sabe sobre o o poder da oração.

Lucia Batista
Biblioteca Carlota Tavora


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Eleição do Grêmio Estudantil 2013



Ontem, 27 de fevereiro, durante os três turnos foram realizadas as eleições para escolha do Grêmio Estudantil de nossa escola.
Durante a semana anterior os postulantes à diretoria do grêmio, estiveram junto aos alunos nos três turnos fazendo campanha e mostrando seus planos de governos aos mesmos.

A comissão eleitoral da Eleição para grêmio, estiveram visitando todas as salas de aula na sede da escola assim como também no Anexo Neomísia, garantindo assim a todos os alunos presentes em sala de aula a oportunidade de escolher seus representantes.


 Após a votação a comissão começa a apurar os votos.

O número de alunos que votaram foi 682
Votos:

CHAPA 1: 169
CHAPA 2: 490
BRANCOS: 10
NULOS: 13

A chapa Vencedora é composta pelos alunos:

Jéssica Neres Ferreira (2º D)
Denis José da Silva Vieira (2º F)
Tayná Marques Santana (2º C)
Micaele dos Santos Silva (2º C)
Valéria de Morais Nascimento (2º E)
Ângela Alexandre dos Santos (2º C)
Alison dos Santos Oliveira (2º C)
Tais Barbosa Alves (2º E)
Maria Edna da Silva (2º C)
Janaina Lima da Silva (2º C)
Antonio Ronildo Silvero de Oliveira (2º E)
Maria Fragoso Martins (2º D)

Atenção Porfessores e Alunos do Carlota!

A SEDUC em parceria com a Fundação Demócrito Rocha está proporcionando aos alunos do Ensino Médio e professores a portunidade de participarem do Curso: Direitos Humanos e Geração de Paz.  Durante a realização do mesmo será dsitribuido gratuitamente os fascícluos lançados pelo Jornal O POVO.


Início: O curso teve inicio no último dia 13; 
Fascículos: 12 
carga horária: 120 horas

No final do Curso haverá uma prova online. As inscrições continuarão abertas até o dia anterior à prova online.

Maiores informações na Secretaria de nossa escola ou no LEI.







quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Oração - Rubem Alves

..Pai-Nosso...
Mãe-Nossa
Pai..Mãe... de olhos mansos,
Sei que estás invisível em todas as coisas.
Que o teu nome me seja doce, a alegria do meu mundo.
Traze-nos as coisas boas em que tens prazer:
O jardim, as fontes,
As crianças,
O pão e o vinho,
Os gestos ternos, as mãos desarmadas,
Os corpos abraçados...
Sei que desejas dar-me o meu desejo mais fundo,
Desejo cujo nome esqueci...mas tu não esqueces nunca.
Realiza pois o teu desejo para que eu possa rir.
Que o teu desejo se realize em nosso mundo,
Da mesma forma como ele pulsa em ti.
Concede-nos contentamento nas alegrias de hoje:
o pão, a água, o sono...
Que sejamos livres da ansiedade.
Que nossos olhos sejam tão mansos para com os outros
Como os teus o são para conosco.
Porque,
Se formos ferozes,
Não poderemos acolher a tua bondade.
E ajuda-nos
Para que não sejamos enganados pelos desejos maus.
E livra-nos
Daquele que carrega a morte dentro dos próprios olhos.
Amém.



Rubem Alves
Texto extraído do livro Transparências da eternidade
Biblioteca Carlota Távora

A parábola e a verdade


A PARÁBOLA E A VERDADE

A verdade visitava os homens sem roupas e sem adornos,  tão nua quanto o seu nome. Por isso, todos os que a viam viravam-lhe as costas, de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas vindas.
Assim a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Numa tarde, muito desolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, por que está tão abatida?
- Porque devo ser muito feia, já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate- riu a Parábola. – Não é por isso que os homens a evitam. Tome; vista algumas roupas  e veja o que acontece.
A verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda parte onde passava, era bem vinda.
A Parábola disse:
- A verdade é que os homens não gostam de encarar a Verdade nua: eles a preferem disfarçada.

A parábola citada faz parte de uma seleção de 50 textos selecionados por Amir Mattos, com o titulo: QUAL É A MORAL DA HISTÓRIA?
CENTRO DE MULTIMEIOS
BIBLIOTECA CARLOTA TAVORA



AFINAL O GRÊMIO ESTUDANTIL DONA CARLOTA TÁVORA É RENOVADO

Hoje, 27 de Fevereiro será concluído o processo de renovação do Grêmio Estudantil Dona Carlota Távora . A votação está ocorrendo na mais tranquila paz. 2 chapas se apresentaram-se para a disputa, e a turma anda animada em saber quem sairá vitoriosa. Com propostas interessantes  as chapas visitaram as salas e os ambientes da escola na divulgação das suas propostas. Ressaltamos a seriedade e o compromisso  da comissão pro-grêmio nas  suas  atividades em prol da renovação do Grêmio Dona Carlota Távora. Detalhes da culminância de todo o processo  serão colocados a disposição dos internáutas logo após a  apuração dos votos.              

NÚCLEO GESTOR.                         ...

Carlota na Rede: Colação de Grau Ano 2012

DEUS TEM DE EXISTIR.
TEM BELEZA DEMAIS NO UNIVERSO E BELEZA NÃO PODE SER PERDIDA


                                                                                          Rubem Alves

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Colação de Grau Ano 2012



Juramento do alunos
 
No dia 14 de janeiro de 2013, estiveram presentes na quadra  poliesportiva de nossa escola, nossos alunos, professores, pais, funcionários, autoridades e comunidade araripense, para a Cerimônia de Colação de Grau das turmas de 3º ano do ano de 2012.


                                                              Aluno Thiago, com sua Madrinha e a Diretora Daisyanne    



Valtelúcia nos seus últimos momentos como coordenadora escolar de nossa escola. A partir de 2013 ela passará a exercer uma função de Técnica na CREDE 18.
 
Valtelúcia e Daisyanne